segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Administrando as finanças...


Como usar o dinheiro? Há várias formas de se pensar sobre isso. Uma das coisas que mais afetam o casamento são os problemas financeiros.
Numa sociedade que incentiva as compras a prazo e as contas especiais, o difícil é não gastar tudo o que se ganha. Os constantes apelos das propagandas nos fazem consumir cada vez mais. Precisamos saber o que realmente é necessário. Podemos desfrutar de um bom nível socioeconômico, sem prejudicar as coisas mais importantes como a alegria, a honestidade e a paz de espírito.

1.         Princípios Básicos
Embora as situações nas famílias variem, para todos os casos, existem alguns princípios que podem ser aplicados. Eles podem ser encontrados na Bíblia e servem para nos guiar na vida material:
a) Tudo o que temos pertence a Deus.  “Do Senhor é a terra e tudo o que nela existe, o mundo e os que nele vivem” (Salmo 24:1). Se tudo pertence a Deus, então aquilo que está em minha posse também é dEle e me foi confiado para que eu possa usufruir e cuidar disso.
b) É Deus quem nos capacita para ganharmos dinheiro.  “Lembrem-se do Senhor, o seu Deus, pois é ele que lhes dá a capacidade de produzir riqueza” (Deuteronômio 8:18).
c) Muitas coisas têm mais valor do que o dinheiro.  “A boa reputação vale mais que grandes riquezas; desfrutar de boa estima vale mais que prata e ouro” (Provérbios 22:1).
d) A cobiça, a insatisfação e a preocupação com as coisas materiais trazem infelicidade.  “Não cobiçarás a casa do teu próximo… nem coisa alguma que lhe pertença” (Êxodo 20:17). Isso não significa que os bens em si sejam indesejáveis, mas a vontade desmedida de possuí-los inverte os valores da pessoa.
e) Devemos utilizar ao máximo nossas capacidades em trabalho sério e honesto. “As mãos preguiçosas empobrecem o homem, porém as mãos diligentes lhe trazem riqueza” (Provérbios 10:4).
f) É preciso saber viver com o que se ganha. “Não devam nada a ninguém” (Romanos 13:7-8). Isso implica em não gastar mais do que podemos pagar. Devemos cuidar para não assumirmos compromissos financeiros que ultrapassem as nossas condições financeiras.
g) O orçamento familiar precisa de um plano. Para que a família tenha o suficiente para si e para repartir com os necessitados, é preciso que se tenha um planejamento. “Qual de vocês, se quiser construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o preço, para ver se tem dinheiro suficiente para completá-la?” (Lucas 14:28).

2.         Como fazer um orçamento familiar
Em muitas famílias, não existe uma noção adequada dos gastos ou da renda.
Uma família que se preocupa com o gerenciamento apropriado dos seus recursos deve fazer seu próprio orçamento. O orçamento familiar não é nenhuma varinha mágica, mas faz milagre: contribui para que a família alcance seus objetivos mais rapidamente. E uma vez que o orçamento está feito, deve-se ter disciplina para não sair dos seus limites.
a) Avalie a renda da família. Para sabermos quanto podemos gastar, precisamos saber, primeiro, quanto temos à disposição. Quanto é a renda da família? Se estamos gastando quase tudo o que ganhamos, não podemos pensar em assumir novas prestações. Lembre-se que você não pode contar com toda a sua receita, mas só com o rendimento líquido, o dinheiro disponível na mão.
b) Determine as despesas fixas mensais. Normalmente, quando o salário nos chega às mãos, já sofreu abatimento de imposto de renda e serviços sociais.  Agora precisamos fazer uma lista de todas as despesas, separando as que têm que ser pagas todos os meses como contas de água, luz, telefone, aluguel ou prestação da casa própria, mensalidade escolar, etc. Também devem estar incluídas despesas como alimentos e transporte.
Outra lista deve ser feita, e nela estarão as despesas com dentista, médico, medicamentos, despesas extras com o carro (imposto, seguro), roupas, material escolar, etc.
Esse total deverá ser calculado para um semestre ou um ano e dividido por seis ou por doze, para sabermos que essa quantia deverá ser reservada todos os meses para termos com o que pagar as contas à medida que elas forem surgindo. No caso de uma grande diferença entre o que se ganha e as despesas, a solução é analisar as despesas e avaliar duas possibilidades: 1) que itens deverão ser eliminados ou diminuídos; 2) a possibilidade de aumentar a renda familiar.
c) Fixe os gastos em termos de porcentagem. Se estabelecemos os nossos gastos em porcentagem, fica mais fácil vivermos  com o que temos.  Por exemplo, se verificarmos que as despesas com a casa – aluguel ou prestação, água, luz, telefone, gás, condomínio, etc. – equivalem a 40% da nossa renda, somente disporemos de 60% para todas as outras despesas.  Peritos em finanças domésticas definem limites percentuais para cada gasto, e dizem que a família que ultrapassar esses limites estará arriscando se envolver em dívidas que dificilmente poderá saldar.
d) Conheça os conceitos financeiros básicos. Procure saber tudo o que puder sobre seguros, créditos (financiamentos), juros, depreciação, como comprar uma casa, como comprar um carro, etc.
e) Não confunda necessidade com desejo. Muitas vezes, os nossos desejos vão além dos nossos rendimentos. Procure resistir a vontade de comprar coisas desnecessárias. Faça, para si mesmo, as perguntas: neste gasto, eu preciso ou apenas desejo? Eu tenho dinheiro suficiente para pagar o que estou comprando? Quanto isso me custa, cada vez que uso?  Quais as vantagens e desvantagens de eu efetuar tal gasto? Isso vale realmente a importância que estou pagando? Não estou pagando por aparências, das quais realmente não preciso?
f) Faça do orçamento um assunto de família. Para fazer o orçamento funcionar, todos os membros da família devem cooperar. Se houver crise, é importante que todos na família saibam exatamente o que está acontecendo. Esta é uma boa maneira de ensinar os filhos que eles nem sempre podem ter o que desejam.

3.         Crédito Fácil
O crédito fácil, como os cartões de crédito e os cheques especiais, tem sido o meio de vida de muitas famílias. Mas tome cuidado. Os especialistas em finanças advertem que você não pode cair na ilusão de achar que tem mais do que realmente tem.
Os cartões de crédito podem facilitar muitas coisas, mas o total dos gastos, além de não poder ser maior do que a renda pessoal, precisa ser quitado todo mês. Caso contrário, vira uma bola de neve. O que pode acontecer é que a tentação da facilidade de comprar sendo financiado pode levar o indivíduo, não somente a se envolver em gastos maiores que sua renda, mas também a se comprometer com taxas de juros altíssimas, que se corrigem e não param de crescer.
E os cheques especiais? Cuidado! Use o limite que o banco oferece só “em caso de vida ou morte”. Tem muita gente que entra no saldo negativo oferecido pelo cheque especial e depois passa sufoco para voltar ao saldo positivo. O salário não cresce de um mês para o outro. Se você entra no saldo negativo, o mês seguinte começa com uma despesa maior, mas o salário é o mesmo. Quanto mais a dívida rola, mais juro se paga.

4.         Dívida
Estamos endividados quando as nossas obrigações financeiras são maiores que a nossa disponibilidade. No Brasil, desde 1992, cerca de um milhão de famílias entram em dívidas a cada ano.
Como livrar-se das dívidas:
a) Peça a Deus para lhe dar lucidez para administrar;
b) Pratique o princípio do dízimo;
c) Tenha como alvo positivo pagar as dívidas;
d) Faça o orçamento familiar;
e) Cancele as despesas desnecessárias;
f) Venda coisas que tenham grande depreciação, como um carro novo;
g) Pare de usar o crédito fácil;
h) Compre somente a dinheiro.

5.         Reflitam
Como casal, discutam as opiniões de cada um sobre as finanças:
a) Quando as opiniões forem diferentes, o que farão?
b) Como prefere comprar: a vista ou a prazo?
c) Quanto gastar com recreação, presentes e férias?
d) E para a educação dos filhos?
e) O que pensa sobre ter um plano de saúde?
f) E sobre uma poupança?
g) Quem deve pagar as contas e cuidar das finanças?
h) Como decidir fazer um investimento maior?
i) Dinheiro emprestado, é uma boa? Em que casos?
j) Seu atual padrão de vida é satisfatório? Por quê?
k) Como seus pais administravam as finanças?

Conclusão
Nosso desejo é que, em sua família, haja prosperidade financeira em união e acordo em relação às finanças domésticas. Portanto, valorize a administração sábia dos recursos financeiros.
Tome cuidado, se você estiver: a) tendo como o primeiro objetivo das suas atividades, ganhar e acumular dinheiro; b) sacrificando, pelo dinheiro, coisas mais importantes que ele, como a honestidade e a integridade; c) tentando comprar as coisas que o dinheiro não pode comprar, como o amor da família, os amigos, a atenção de alguém, etc.; d) negligenciando a sua responsabilidade para com Deus de devolver-Lhe 10% de tudo o que Ele dá para você.
Suas atitudes estão mostrando o que é mais importante para você? O que você mais prioriza: a sua família, os bens materiais ou Deus? Então, coloque cada coisa em seu lugar, quanto às suas prioridades,
pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração… Não se preocupem com sua própria vida, quanto ao que comer ou beber; nem com seu próprio corpo, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante que a comida, e o corpo mais importante que a roupa? Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas?… O Pai celestial sabe que vocês precisam… Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas (Mateus 6:19-34).
Fonte:esperanca.com.br


quarta-feira, 16 de julho de 2014

Entenda seu corpo...


O ciclo menstrual da mulher geralmente acontece a cada 28 a 30 dias, sendo dividido em duas fases: a primeira, que vai até o 14º dia, e a segunda metade, que começa a contar a partir do 15º a 28º dias. É nesse período que as mulheres passam por diversas mudanças, como a alteração de humor, sangramento, inchaço, aumento da libido, sensibilidade dos seios e ainda têm que lidar com a chegada da tensão pré-menstrual (TPM), que atinge cerca de 80% das mulheres.
Segundo a ginecologista e obstetra Erica Mantelli, o ciclo menstrual começa no primeiro dia da menstruação.
— A partir desse momento, o corpo da mulher vai passar por várias etapas. Na fase inicial acontece a produção de estrogênio pelo ovário. Depois, por volta do 14º dia, antes do início da próxima menstruação, ocorre a ovulação propriamente dita. E no segundo período tem início à fase de produção de progesterona, conhecida também como fase lútea — explica.
O ciclo menstrual acontece geralmente entre 28 dias e nesse período a mulher pode sofrer diversas variações, desde depressão à euforia ou da ausência de apetite sexual a um aumento da libido.
— Estas mudanças acontecem devido às alterações principalmente de dois hormônios: os estrogênios e a progesterona — afirma a ginecologista.
Quem toma anticoncepcional pode não sentir todos os sintomas do ciclo menstrual devido a sua ação no organismo. Segundo Erica, a pílula bloqueia o funcionamento dos ovários e eles ficam em repouso, o que diminui as chances da mulher engravidar, além de inibir as alterações hormonais.

Conhecendo o corpo feminino

Para esclarecer as dúvidas sobre o ciclo menstrual, a ginecologista Erica Mantelli desvenda o que acontece com o corpo da mulher em cada fase e como aliviar os sintomas:

Primeira fase: preparo para o período fértil
É marcada por ocorrer duas semanas após o inicio da menstruação e também pelo desenvolvimento do óvulo que será liberado pelo ovário. Nessa fase o desenvolvimento do óvulo ocorre à secreção do estradiol, conhecido como o principal hormônio da mulher. A mulher pode sentir a sua vagina um pouco mais lubrificada e pode ter aumento da libido, de acordo com a ginecologista.

Segunda fase: período fértil e ovulação
O período fértil dura entre um ou dois dias antes e depois da ovulação. O dia da ovulação varia de mulher para mulher. É mais fácil ele ser calculado quando o ciclo menstrual é regular. Nessa fase as mulheres podem sentir alguns sintomas como o aumento da libido, lubrificação da vagina acompanhada de uma secreção. Algumas mulheres podem sentir dores na região pélvica, que ocorrem com a liberação do óvulo. Para amenizar esse incômodo pode ser utilizado analgésico, mas se a dor continuar, não hesite em procurar o ginecologista.

Terceira fase: período pós-ovulação
Essa fase corresponde à terceira semana do ciclo menstrual, sete dias após a ovulação. É muito comum a mulher sentir os seios sensíveis, notar um inchaço, obstipação (prisão do ventre) e cansaço. Pratique exercícios físicos, mantenha uma alimentação balanceada e beba bastante líquido para se livrar desses sintomas.

Quarta fase: tensão pré-menstrual
Durante o ciclo menstrual é quase impossível escapar da tensão pré-menstrual. A TPM ocorre geralmente na quarta semana do ciclo menstrual e, nesse período, o nível de progesterona está altíssimo, contribuindo para os seus efeitos. Além dos outros sintomas da terceira fase, na quarta fase há uma piora de todos eles e a mulher ainda conta com a alteração de humor, tristeza, irritação, ansiedade, agressividade e felicidade. Segundo a ginecologista, o melhor a fazer nessa etapa é se cuidar até ela passar. Procure consumir alimentos saudáveis, pratique exercícios.

Quinta fase: menstruação
Essa fase pode durar de dois a sete dias, dependendo do fluxo da mulher. A menstruação significa o fim de um ciclo e o começo de outro. Algumas mulheressentem cólicas durante a menstruação e o volume grande de fluxo também pode incomodar. Nesse caso, analgésicos podem amenizar a cólica e, se o seu fluxo está muito intenso, procure um medico para que ele faça uma avaliação no útero ou colo. O volume aumentado de fluxo pode significar alterações hormonais, miomas ou pólipos.
O ciclo menstrual pode variar de 21 a 35 dias. Se a menstruação estiver irregular, com aumento do fluxo, presença de coágulos, cólicas intensas, menstruação com duração acima de sete dias e sintomas exacerbados de TPM, é necessário procurar o ginecologista o quanto antes, para investigar as causas da irregularidade e tratá-las.
Fonte: http://zh.clicrbs.com.br/


Suco de laranja,maracujá e goji berry...

Nas minhas andanças pelo Mercado Central, eu resolvi comprar um pouco de Goji Berry para experimentar. Nossa, fiquei espantada com o preço: R$ 148,00 o quilo, (isso é fruta ou ouro?) Coisa de milionário kkkkk (passo anooosss luuuuuzzzzz dessa categoria),mas nada que umas 100gr não
resolva hehehe (pobre tembém tem que ser feliz). Resolvi  experimentar essas frutinhas vermelhas por ouvi tantos benefícios. Olha como elas são:


Experimentei  o Goji Berry e achei  gostoso, apesar dele ter um sabor levemente amargo.  Ele pode ser consumido de diversas formas, e eu resolvi usar o Goji Berry no suco.
O que usei para fazer um suco delicioso e com uma cor maravilhosa:


Anote aí:
1 maracujá
Suco de 8 laranjas
 ½ copo com água
2 colheres (sopa) de goji Berry
Bata no liquidificador o maracujá e a água.Coe em uma peneira.Bata novamente  o maracujá com o goji Berry e o suco de laranja. Aí é só deliciar!!!

Que cor  linda!


Mas quem é essa tal de Goji Berry?
O goji berry é o fruto da planta Lycium barbarum, originária das montanhas do Tibet. Ele se destaca por ser rico em vitamina C, nutriente que melhora o sistema imunológico, o humor e evita problemas oftalmológicos e derrames e ajuda a emagrecer. Além disso, a fruta tem ação antioxidante e anti-inflamatória, equilibra os níveis do colesterol e protege o coração e o cérebro. 
O goji berry ainda ajuda a diminuir as celulites e previne o diabetes e o câncer. O alimento é a maior fonte conhecida de carotenoides e por isso contribuir para evitar problemas de visão e pode proporcionar fotoproteção adicional em pessoas mais suscetíveis aos raios ultravioletas. 

Nutrientes do goji berry
100 gramas de goji berry contam com 50 vezes mais vitamina C do que uma laranja. Este nutriente é responsável por uma série de benefícios para o organismo. A vitamina C melhora a imunidade, o humor, ajuda a emagrecer, diminui o estresse, evita o envelhecimento da pele, proporciona resistência aos ossos, previne e melhora gripes e resfriados, contribui para a absorção de ferro, previne derrames e tem ação antioxidante. 
O alimento ainda é a maior fonte conhecida de carotenoides. Esta substância é importante para a saúde da pele e da visão. Uma pesquisa da Universidade de Sidney sugere que o goji berry pode proporcionar fotoproteção adicional em pessoas mais susceptíveis aos raios ultravioletas. 
O fruto também é rico em vitaminas do complexo B, especialmente a B1, B2 e B6. A vitamina B1 ajuda no funcionamento do sistema nervoso, muscular e cardíaco e é responsável por participar do metabolismo da glicose. A deficiência deste nutriente pode causar lesão cerebral potencialmente irreversível. 
Pesquisas apontam a importância da vitamina B2 como fator de proteção contra doenças cardiovasculares e processos tumorais. Já a vitamina B6 auxilia na degradação da homocisteína, substância que quando está em excesso na corrente sanguínea pode aumentar os riscos de doenças cardiovasculares. Além disso, ela tem um papel importante no metabolismo das proteínas, carboidratos e lipídeos e sua principal função é a produção de epinefrina, serotonina, que proporciona bem-estar, e outros neurotransmissores. 
O goji berry também conta com 19 aminoácidos, incluindo os oito essenciais que o nosso organismo não consegue produzir e precisa adquirir por meio da alimentação. Os aminoácidos apresentam função essencial na manutenção da massa muscular, formação de células, proteínas e tecidos importantes. 
O fruto possui 21 minerais, estas substância tem função primordial na manutenção do equilíbrio hidroeletrolítico do organismo, manutenção da pressão dentro e fora das células e função protetora diminuindo os riscos de doenças. Entre os minerais, o alimento se destaca pela presença do germânio que possui atividade anticancerígena. 
O goji berry conta com beta-sisterol, que tem ação anti-inflamatória, cyperone, um fito-nutriente que proporciona benefícios ao coração e pressão sanguínea e fisalina, importante para portadores de hepatite B e C. A betaína também está presente no fruto, ela é usada pelo fígado para produzir colina, substância necessária para a formação de fosfolípides, componentes de todas as membranas celulares. Por fim, o goji berry conta com polissacarídeos, especialmente as beta-glucanas conhecidos como modificadores da resposta imunológica contra processos infecciosos. 

Quantidade recomendada de goji berry
Para alcançar o efeito medicinal, a dosagem diária recomendada de goji berry é entre 15 e 45 gramas ou 120 ml do seu suco. 

Como consumir o goji berry
O ideal é consumir o goji berry de manhã, pois ele irá proporcionar energia para o dia que vai começar. O alimento pode ser misturado a outras frutas ou a saladas, sucos e iogurtes. No Brasil é difícil encontrar a versão in natura do goji berry, normalmente ele é consumido desidratado. Caso o alimento seja ingerido na versão desidratada é recomendado ingeri-lo com um líquido para hidratar as fibras e potencializar os efeitos benéficos. Outra opção interessante é consumir o goji berry na forma de suco. 

Contraindicações
Acredita-se que alguma substância do goji berry interaja com o P450, local no fígado onde muitos medicamentos são metabolizados. Por isso, o consumo do alimento não é indicado para quem faz uso de medicações diárias importantes como para o controle glicêmico e de pressão. 

Fonte:minhavida.com.br/alimentação

docinho de amendoim e ameixa...



Se você estiver pensando em preparar uma festa, que tal incluir esse docinho saudável em seu cardápio?  Sim, Docinho saudável e muito saboroso. As vezes achamos que não existem opções desse tipo para tais ocasiões.Existem e também dão um toque na sua festa.
Optar por ter uma alimentação saudável é um processo de aprendizado contínuo, estamos a quase 7 anos aprendendo,descobrindo,eliminando,incluindo,experimentando e por aí vai. Posso dizer que tudo é uma questão de hábito. Temos que ser persistentes com as mudanças que queremos fazer. Não é fácil, mas podemos contar com uma ajuda primordial: DEUS. Ele mesmo nos prometeu que podemos todas as coisas nele (Filipenses 4:13).E não se esqueça que devemos glorificar a Deus também cuidando do nosso corpo, que é morada do Espírito Santo (I Coríntios 3:16 e 17) .

Anote a receita então:
1 xícara de amendoim (torrado e sem casca)
1/2 xícara de ameixa hidratadas e picadas ( para hidratar é só deixar as ameixas imersas em água por uns 20 minutos)
2 colheres de leite de coco (ou outro leite vegetal)
1 colher (sopa) de alfarroba em pó

 Bata todos os ingredientes no liquidificador ou processador até virar uma massa. Enrole e  passe  na alfarroba ou no amendoim moído (opcional). Boa Festa!!!